Somos uma equipa de trabalho do Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva formada para desenvolver um processo de Autoavaliação do Agrupamento, tendo como fim último a melhoria da atuação e dos quotidianos da nossa comunidade educativa.

.posts recentes

. Informação EAA 2013/2014

. Apresentação do Relatório...

. Plano de Melhoria - Fiche...

. Plano de Melhoria

. Círculo de Estudos - 1ª s...

. Círculo de Estudos

. Relatório da Avaliação Ex...

. Levantamento de dados

. 1º Ciclo de Seminários de...

. Apresentação oficial da E...

.arquivos

. Março 2014

. Março 2012

. Dezembro 2011

. Maio 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

Terça-feira, 28 de Dezembro de 2010

Projecto Educativo - Áreas Problemáticas

Pontos fortes:

  • A percentagem elevada de sucesso escolar no 1º e 2º ciclo de escolaridade;
  • O forte empenho do pessoal docente e pessoal não docente na superação de problemas e constrangimentos;
  • As boas relações interpessoais, professor/aluno/professor fomentadoras de uma acção educativa favorável;
  • A imagem positiva da escola quanto à segurança, desempenho dos serviços e o clima organizacional.

 

Aspectos a melhorar:

  • A percentagem elevada de insucesso escolar, em especial no 3º ciclo de escolaridade;
  •  A escassa participação dos docentes nos órgãos de gestão intermédia e o pouco contributo para a tomada de decisão;
  • Situações de algum abandono mais constantes nos cursos de educação formação e cursos profissionais;
  • Insuficientes condições de trabalho, falta de gabinetes de trabalho para alunos e professores e de salas de apoio para os alunos, que condicionam a preparação de aulas e a formação contínua; falta de salas para a realização da acção educativa e escassez de equipamento informático e respectiva manutenção;
  • Insuficiente número de professores de apoio educativo;
  • Insuficiente número de assistentes operacionais.

 

Potencialidades:

  • A boa imagem que os docentes têm dos alunos;
  • O elevado número de alunos que pretende prosseguir estudos de nível superior;
  •  A boa percepção que os alunos têm de si mesmos;
  • A boa imagem que os alunos têm da escola;
  • A forte expectativa dos pais/encarregados de educação quanto ao prosseguimento de estudos de nível superior pelos seus educandos.
  • A percepção dos alunos quanto à intervenção do Agrupamento ao nível das metas do projecto educativo que deverá realçar:

(i)       a preparação para o prosseguimento de estudos,

(ii)       a promoção da qualidade das aprendizagens,

(iii)      a cidadania e valores cívicos e

(iv)      a prevenção e diminuição do abandono escolar.

  • A opinião dos pais e encarregados de educação que referem, como primeira prioridade do Agrupamento a preparação para o prosseguimento dos estudos, logo seguida de uma boa Formação Profissional e promoção da Qualidade das Aprendizagens.

 

Constrangimentos:

  • Alguma insatisfação dos alunos do ensino secundário relativamente aos horários;
  • O elevado número de docentes contratados e que leccionam há pouco tempo no Agrupamento;
  • Os baixos níveis de escolaridade dos pais/encarregados de educação contribuem para a falta de cooperação na realização dos trabalhos e acompanhamento das actividades escolares dos educandos.
  • Relações interpessoais marcadas por algum alheamento dos princípios da cidadania.

 

Áreas problemáticas

  • Percentagem significativa de insucesso escolar, nomeadamente nas disciplinas de Matemática, Línguas Estrangeiras e Português do 3º ciclo
  • Persistência de algum abandono escolar
  • Níveis de proficiência pouco satisfatórios:

           - na comunicação oral e escrita a Língua Portuguesa

           - na disciplina de Matemática

           - no uso das Línguas Estrangeiras

           - Ciência Físico-química A

           - Biologia e Geologia

  • Fragilidades na articulação curricular entre os diferentes ciclos;
  • Níveis de comportamento nem sempre satisfatórios, designadamente em algumas turmas dos 2º e 3º ciclos de escolaridade, que, concomitantemente, apresentam resultados escolares, igualmente, pouco satisfatórios.
publicado por eaa-avecp às 14:52
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Março 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
27
28
29
30
31

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds